6 coisas que você precisa saber sobre LEDs em um armazém

Fontes de LED eficientes estão mudando a forma como vemos a iluminação de grandes armazéns e centros de distribuição. Mas existem alguns fatores importantes que não podem ser ignorados, tendo custos de energia, eficiência e modo de execução no topo da lista de prioridades, além da manutenção de um equipamento de alto nível, que não pode virar um pesadelo logístico. A solução está aí, mas existem desafios especiais quando se trata de projetos para esses ambientes.

Obtenha o layout correto

Isto pode parecer uma coisa óbvia, mas o trabalho de instalação nem sempre acontece com sistemas já existentes no local. Luminárias que tem o foco somente em cima de prateleiras são inúteis. Tenha certeza que você sabe onde estarão, quantos serão e a configuração dos racks antes de colocar a equipe responsável por instaurar os equipamentos para trabalhar.

Projetos mal feitos podem gerar desperdício de energia, fornecimento de luz aos lugares errados e fazer da manutenção um procedimento desnecessariamente caro e demorado. Isto não se aplica somente a instalações de LED, é claro.

Verifique a ótica do sistema de LED

Há uma nova geração em matéria de iluminação para esses espaços que depende do uso de sistemas óticos para entregar seu padrão de luz. Se você decidir ir por esse caminho, certifique-se de que está instalando a solução correta. Por exemplo, é fácil iluminar o chão, mas é ao mesmo tempo imprescindível deixar claras as faces verticais dos racks. Nesse ponto, entre vários outros, as fontes LED têm trazido satisfação garantida.

Considerando que as luminárias ‘tradicionais’ normalmente usam lâmpadas escondidas em refletores de alumínio fornecendo um largo cone de luz, no LED o módulo central de saída com alta intensidade e desempenho do refletor confere distribuição assimétrica e que se adapta a cada propósito.

Evite o ofuscamento

Matrizes de LED não funcionam como fontes HID convencionais e os pontos de intensidade de cada chip pode fazer de seu brilho um problema sério se, obrigatoriamente, determinados profissionais tem de olhar diretamente para eles. Esta é uma dificuldade típica para motoristas de empilhadeira, quando precisam colocar produtos em níveis mais elevados das estantes.

Aí entra a relação entre eficiência e conforto visual. Um bom sistema deve levar em conta as necessidades daqueles que trabalham sob a luminária e se necessário deve sacrificar a capacidade máxima ao projetá-lo.

Você não precisa de luz o tempo todo

Haverá momentos que a iluminação de trabalho não é 100% necessária. Instalações LED devem ser eficientes em todos os casos, mas isso não é motivo para não explorar as características técnicas da fonte. Considerando que nas HIDs escurecimento nunca foi realmente uma opção de trabalho, com os LEDs consegue-se esse esmaecimento muito facilmente.

Pense em detectores de presença de uso localizado para ajudar a reduzir o consumo de energia quando nenhuma atividade estiver acontecendo em baias específicas. E economize ainda mais energia se você tem claraboias, vinculando sua iluminação natural durante o dia.

Saiba o que acontece a todo momento

A menos que tenha algum tipo de software de monitoramento, é impossível saber o quão eficiente está sua instalação. Vincule uma estratégia de controle de iluminação robusto com relatórios de software para ter um feedback real de como estão indo as coisas.

Uma análise em tempo integral de um projeto pode trazer diversos benefícios quando se trata de manutenção preventiva.

Antecipe-se

Em sua grande maioria, armazéns e centros de distribuição operam 24/7. Isso significa que soluções em LED com cerca de 50.000 horas de funcionamento tem sua vida útil reduzida a menos de sete anos. Para não ter surpresas ou novos gastos excessivos, certifique-se de que o equipamento especificado pode ser reequipado com uma nova matriz.

Fique de olho ainda nas especificações do fabricante e saiba se os componentes internos de seu produto podem ser substituídos. Apesar de haver tanta ênfase sobre a longevidade das lâmpadas, esse é um campo que ainda precisa ser bastante explorado e discutido, afinal, nem mesmo os LEDs são para sempre, mas a estrutura externa e design da luminária podem ser.

Facebook Comments Box