Iluminação biodinâmica é um método técnico de alcançar os efeitos biológicos da luz do dia em um ambiente de iluminação artificial, que imita o ciclo de luz natural alterando a temperatura de cor e intensidade ao longo do dia. Em termos muito simples, é mais brilhante e branca de manhã, mais quente e intimista à noite. Mas há muito mais que simplesmente mudança de cor e intensidade da luz por trás disso.

Para tentar imitar os efeitos da luz natural, o sistema de iluminação deve seguir padrões semelhantes à luminosidade encontrada na natureza, idealmente chegando aos olhos entre 0 e 45 graus em relação ao horizonte, reproduzindo assim as condições existentes ao ar livre e servindo para estimular as células ganglionares dentro do olho sem criar brilho.

Frequentemente utilizada em ambientes para cuidados de saúde ou escritórios, a modalidade vem tornando-se popular para a iluminação residencial em geral também. Deve ser considerada ainda para qualquer local em que as pessoas gastam uma quantidade significativa de tempo sem ficar regular e prolongadamente exposta à luz do dia, como é o caso dos países que experimentam longos períodos de escuridão durante o inverno, tais como os no extremo norte do planeta.

Para resultados mais eficazes, a iluminação biodinâmica deve envolver todo o ambiente dentro do campo de visão das pessoas e não somente a luz que incide diretamente sobre elas. Deve-se atentar ainda para a mudança gradual do branco mais frio de manhã para o branco quente à noite, que deve ser feita de acordo com as condições de luz do dia, em tempo real, levando-se ainda em consideração que diferentes partes do mundo têm idiossincrasias nas variações de luz, ou seja, a localização regional é também uma importante consideração.

Essa busca pela otimização e sincronização artificial de nossos relógios biológicos criou o termo HCL, referente à iluminação centrada em humanos, que vem estudando como a aplicação de todo esse conceito deve ser empregado no dia a dia caótico que muitos de nós vivemos. E aí pode morar o perigo.

Proposta muito válida nos dias atuais, a iluminação biodinâmica para trazer benefícios deve ser executada com seriedade. Um ambiente adequado para essa finalidade precisa ser cuidadosamente planejado para a construção de seus ocupantes, com uma estratégia de controle robusto e intervencionista. Muitos esquemas alegando ser HCL nada mais são que instalações ajustáveis brancas, com pouca ou nenhuma consideração por uma filosofia de manejo sobre a forma como eles devem ser usados.

Bem empregada, a tecnologia ajuda a regular os níveis de elementos cruciais em manter nosso sistema biológico em equilíbrio, prevenindo males que a falta de luz do dia pode acarretar, como distúrbios do sono, fadiga crônica e até mesmo depressão.

Facebook Comments Box