Iluminação direta, indireta ou difusa? Descubra a melhor opção para seu ambiente

0
95
iluminacao-direta-indireta-difusa

Para unir conforto, funcionalidade e economia é fundamental escolher a iluminação adequada, seja para uma sala, cozinha, quarto, escritório, sala de aula, restaurante etc. Por isso, vamos explicar as diferenças entre iluminação direta, indireta e difusa para que o planejamento seja certeiro.

Iluminação Direta

É mais focada, sendo possível identificar o facho de luz do ponto de origem até o ponto que está sendo iluminado. Dessa forma, aumenta a visibilidade de determinados locais sem que o ambiente inteiro precise estar aceso. As fontes mais comuns são os spots, trilhos de luz e luminárias com foco direcionável.

Também é muito utilizada em decoração, como em ambientes de trabalho e mesas de estudo modernas, bares e restaurantes com proposta mais intimista, museus ou mostras artísticas para o destaque de quadros e objetos. Além disso, é versátil para as residências e pode realçar salas, cozinhas, banheiros e quartos.

Leia também: A iluminação de seu banheiro é correta?

Iluminação Indireta

A luz indireta é peculiar, tende a ser suave e aconchegante, tornando os ambientes convidativos. Não à toa é uma forte tendência em design de interiores. A temperatura de cor geralmente utilizada é aquela mais amarelada, pois sugere relaxamento. Como principal característica, conseguimos olhar para o lugar de onde vem a luz sem desconforto, pois ela é dispersada no ambiente de forma planejada, normalmente em paredes, tetos, forros de gesso e painéis de madeira com fita de LED.

Iluminação Difusa

Versátil, a luz difusa é uma das técnicas mais comuns. É dispersa pelo ambiente de maneira uniforme, utilizada, principalmente, em escritórios e salas de aula que precisam ter 100% do ambiente iluminado. Ao mesmo tempo, também é comum em residências, nas luminárias de teto e abajures de tecido ou de vidro leitoso, que servem como um filtro, quebrando a intensidade sem que a luminosidade se perca.

Para estar por dentro de tudo o que acontece no segmento da iluminação, você não pode perder a 17ª edição da Expolux 2020, evento que é referência para as empresas de iluminação de toda a América Latina e reconhecido por especialistas como um centro de negócios, experiências, relacionamento, lançamentos e atualização. Marcada para agosto, o credenciamento será aberto muito em breve. Fique atento ao Canal de Notícias e assine a newsletter!

Facebook Comments