Iluminação e Sustentabilidade

0
78
iluminacao-e-sustentabilidade-luminarias-claridade-luz-natural

Quando o assunto é iluminação sustentável, geralmente o primeiro pensamento que ocorre ao projetista luminotécnico ou ao cliente é referente a um projeto com fontes de luz eficientes.

A fonte de luz mais sustentável que existe é a luz natural e seu aproveitamento em projetos arquitetônicos onde existe a preocupação com o meio ambiente é cuidadosamente analisado para que seja explorado ao máximo.

Existem também outras maneiras de se aproveitar o uso da energia de forma sustentável, como os painéis solares , automação com sensores de presença e as lâmpadas de LED. Geralmente todos esses recursos são muito bem observados pelos projetistas.

Mas a questão da sustentabilidade vai muito mais além e requer uma análise mais profunda, que se inicia na concepção do sistema ótico – luminárias, lâmpadas e equipamentos auxiliares, até seu descarte.

Essa análise avalia a redução do impacto ambiental em todo esse processo e uma ferramenta confiável e reconhecida para esse fim é a utilização da ISO 14040.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Fórum da Construção com a matéria completa.

Facebook Comments