8 dicas para uma iluminação aconchegante e relaxante no quarto

0
279
8-dicas-iluminacao-aconchegante-relaxante-quarto

“Móveis, estilo, tapetes… Tudo tem menos importância, se comparado ao posicionamento da iluminação”, afirma o arquiteto dinamarquês Poul Henningsen, no livro On Light. Ele garantia também que iluminar um quarto corretamente não exige altos gastos – requer, acima de tudo, conhecimento.

Uma grande questão dos novos tempos de home office é que muita gente leva o trabalho para o quarto, criando a necessidade da luz branca, que inibe o hormônio melatonina, necessário ao sono. “A luz amarelada envia ao organismo a mensagem de que ele deve descansar, pois a sua temperatura é a que mais se parece com a do sol, que regula todos os nossos hormônios”, diz a arquiteta Lucia Pirró, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Belas Artes e especializada em lighting design.

E quais as consequências de não ter iluminação adequada no quarto? A insônia é apenas a primeira, depois, ansiedade, estresse e outras condições bastante contemporâneas. Confira a seguir 8 dicas de iluminação para deixar seu quarto mais aconchegante:

Luz natural

O ideal é que as janelas do quarto fiquem abertas durante todo o dia, tanto para eliminar as toxinas expiradas durante a noite quanto para deixar os raios antibactericidas do sol agirem. “Um estudo em UTIs de hospitais mostrou que, quando há janelas, as pessoas se recuperam mais facilmente”, conta a arquiteta Lucia.

Temperatura das lâmpadas

A temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.700 K a 3.000 K. Um dimmer é indicado para controlar a intensidade da luz conforme a necessidade.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Casa e Jardim com a matéria completa.

Facebook Comments