As lições da pandemia de coronavírus para o setor de iluminação, segundo a ABILUX

0
72
licoes-pandemia-de-coronavirus-setor-iluminacao-abilux

Rápida e imprevisível. Estas foram as duas palavras que Marco Poli, diretor administrativo da Associação Brasileira de Iluminação (ABILUX), utilizou para classificar a instalação da pandemia de coronavírus. “Foi uma crise horizontal, que afetou todos os setores da economia. Entretanto, as lições que tiramos nestas ocasiões são muitas e nos ajudam a repensar nos negócios”, afirma.

Dessa forma, no contexto da máxima “é na crise que surgem as oportunidades”, Poli destacou lições importantes que a turbulência trouxe às empresas de todos os portes. São pontos que merecem atenção e podem ser aprimorados e que o setor de iluminação precisa levar em consideração ao reabrir as portas:

  • Estar perto do consumidor final, ele é o rei;
  • Desenvolver uma carteira diversificada de clientes e parceiros;
  • Buscar e manter o equilíbrio financeiro de seu negócio;
  • Divulgar e apresentar seus produtos e serviços para o maior número possível de canais: das lojas físicas às on-line, por redes sociais, webinars, publicações, e feiras e eventos que estarão de volta em 2021, permitindo a proximidade física com os clientes, profissionais e formadores de opinião;
  • Reduzir a dependência de produtos e componentes importados, prestigiando fabricantes e fornecedores nacionais.

Atenção aos clientes no pós-pandemia de coronavírus

Além disso, o diretor lembra que o cliente é a última e mais importante ponta da cadeia e que as preocupações e pontos de atenção devem continuar sendo os mesmos que sempre nortearam os negócios. Ao mesmo tempo, é hora de se reinventar sem perder a essência e a qualidade e, como contribuição para o público da Expolux, Poli orienta:

  • Tenha atenção e proximidade aos clientes, use a criatividade e inove nas formas de atender às necessidades;
  • Tenha rapidez em identificar oportunidades e nichos para vendas. Para isso, é necessário ter atenção e estar sempre se informando muito bem;
  • Avalie seu plano estratégico e faça rapidamente as adequações necessárias. Se não houver horizonte claro, atue para sobreviver, porém, sempre atento à concorrência;
  • Comunique-se! Invista para dar visibilidade aos seus produtos, marca e empresa.

Por isso, neste momento de tantas dúvidas para todos os setores da economia devido a pandemia de coronavírus, a Expolux trabalha para trazer conteúdo estratégico para o mercado de iluminação por meio de canais e ações digitais.

O site oficial, o blog e as redes sociais trarão informações técnicas, tendências e insights, promovendo a troca de conhecimento e o contato entre profissionais até a realização da próxima edição física da feira, marcada para julho de 2021.

Não perca as novidades e assine a newsletter da Expolux!

Facebook Comments