A melhora da iluminação pública representa maior segurança, diz empresário sobre PPPs no setor

0
132
melhora-iluminacao-publica-seguranca-empresario-ppps

Um dos segmentos do setor de infraestrutura que não parou com a pandemia é o de parcerias público-privadas (PPPs) para iluminação pública de cidades. O empresário catarinense Gilberto Vieira Filho, presidente da empresa Quantum Engenharia, de São José, explica que esse avanço ocorre porque a concessão reduz custos para as prefeituras e melhora a atividade econômica. A empresa integra os consórcios QLuz, que assumiu a iluminação de Palhoça em maio, e o IP Sul, que assumiu a de Porto Alegre mês passado, entre outros.

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gilberto Vieira Filho fundou a Quantum há 30 anos. Com atuação em todo o Brasil e mais de 500 empregos diretos, a companhia também constrói usinas solares fotovoltaicas e subestações de energia, entre outras obras.

Atualmente, está fazendo subestação para projeto Lagoa dos Ventos, no Piauí, a maior usina eólica em construção na América Latina. Conforme Vieira, praticamente todo o setor de infraestrutura está sofrendo com os efeitos da pandemia. Saiba mais na entrevista a seguir:

Apesar da crise da pandemia, prefeituras de diversos portes seguem privatizando a gestão da iluminação pública por meio de editais de PPP. Por que esse movimento?

Primeiro devido a questões econômicas, como o fato de os contratos de PPPs possuírem grande estabilidade, já que preveem um prazo de 20 a 30 anos; ao grande volume de materiais e serviços empregados, ocasionando ganho de escala; à economia de energia elétrica que as luminárias com tecnologia LED proporcionam, assim como os valores da operação do sistema de Iluminação pública diminuem muito para as prefeituras, ocasionando uma importante redução de despesas; e porque, neste momento de crise, todas as prefeituras estão buscando diminuir seus orçamentos. Segundo, porque a melhora da iluminação pública representa maior segurança pública e, consequentemente, maior atividade noturna, incrementando o comércio e o turismo.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site NSC Total com a matéria completa.

Facebook Comments