No momento em que começa a reabertura de restaurantes, bares, meios de hospedagem e outros locais — em meio a um contexto de preocupação com a pandemia — os estabelecimentos podem contar com uma tecnologia importante não apenas para esterilização de ambientes, como também para proporcionar mais segurança a clientes e colaboradores: a luz UV.
A energia ultravioleta (UV-C) tem eficácia comprovada contra vírus e bactérias. Dessa forma, é mais um recurso que estabelecimentos podem utilizar em seus espaços. Porém, é fundamental observar diretrizes de segurança e, ao mesmo tempo, entender como usar esta tecnologia de maneira efetiva.
Veja agora o que é e, principalmente, como usar luz UV para esterilização de ambientes na reabertura de restaurantes, bares e hotéis.
Reforço em protocolos de limpeza
Vários estabelecimentos precisam repensar seus ambientes diante da pandemia. Afinal, é preciso mostrar que o local não apenas é limpo, como também seguro para frequentadores, visitantes, hóspedes, clientes etc.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, hotéis, por exemplo, devem trabalhar para que seus negócios sejam em primeiro lugar exemplos de segurança e, em segundo lugar, exemplos de hospitalidade. De acordo com a entidade, a confiança do público após o período de quarentena deve ser restabelecida.
Leia também: As lições da pandemia de coronavírus para o setor de iluminação, segundo a ABILUX
A organização cita 9 pontos fundamentais para empresas que estão reabrindo:
- A segurança dos funcionários deve ficar em primeiro lugar;
- Crie um centro de comando para incidentes;
- Estabeleça precauções universais e treinamento para a equipe;
- Mantenha o distanciamento físico;
- Acompanhe recomendações de segurança e atualizações;
- Comunique ao público seu compromisso com segurança e limpeza;
- Repense aspectos técnicos para evitar a transmissão, como o Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização;
- Invista em tecnologia;
- Estabeleça e reveja protocolos de limpeza.
Em relação aos protocolos e tecnologia, um recurso que tanto a entidade quanto outras empresas destacam é a luz UV, que contribui na manutenção de ambientes sempre esterilizados.
Como luz UV funciona na esterilização?
A Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) explica que a energia ultravioleta, que utiliza por sua vez a luz ultravioleta (luz UV), é definida dentro da norma ISO-21348 e tem comprimentos de onda entre 100 – 280 nm.
Como função, a energia irradiada pela luz UV nessas características é uma radiação ultravioleta com fortes propriedades contra vírus e bactérias. Isso acontece porque a energia destrói o material genético desses micro-organismos e, dessa maneira, os torna inofensivos para o ser humano.
A função germicida da energia proporcionada pela luz UV é “comprovada para inativar bactérias e vírus na água, no ar e em superfícies sólidas. Para propósitos eficazes de desinfecção, a energia UV-C dos dispositivos UV-C é muito maior que a luz solar normal”, afirma a Abilux.
Leia também: Como serão as nossas casas após a pandemia de coronavírus?
Segundo o site Panrotas, empresas hoteleiras como o grupo Hilton avalia seguir procedimentos como pulverizadores eletroestáticos e luz UV. Além disso, a luz ultravioleta é a última etapa de limpeza. Pois se houver poeira, o efeito bactericida pode ser menor.
A startup R-Zero Systems também usa a tecnologia da luz UV. Como conta a Forbes, o objetivo da empresa é levar o nível da limpeza hospitalar para outros locais, como restaurantes e hotéis. Em pesquisa própria, foi identificado que hospitais que utilizaram luz UV para higienização diminuíram índices de infecções bacterianas, principalmente quando ela é combinada com outros protocolos de limpeza.
Para não perder nada sobre iluminação e uso de luz em ambientes, assine a newsletter da Expolux e conheça todas as novidades do mercado!