Conheça 3 softwares para trabalhos em iluminação
Imagem: Vivadecora

Os softwares para trabalhos em iluminação têm um papel fundamental nos projetos de engenharia e arquitetura. Se o sistema CAD permitiu a automação de dados, o Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção), mais conhecido como BIM, trouxe um novo cenário para os profissionais do setor.

A ação vem proporcionando a capacidade de lidar com muitas informações técnicas ao mesmo tempo com precisão, além da possibilidade de testar soluções e avaliar opções de custo previamente, fazer protótipos virtuais, entre outros recursos.

A chegada do BIM e sua adesão no mercado prova que a tendência é a integração. As áreas que atuam em um projeto, seja construção ou reforma, estarão cada vez mais unidas. Como resultado, será possível que engenheiros, arquitetos e urbanistas, lighting designers (LDs) trabalharão em conjunto em níveis avançados.

No caso dos LDs, por exemplo, fazer cálculos luminotécnicos à mão não faz mais sentido, demanda tempo. E como diz o ditado: “tempo é dinheiro”, principalmente quando pensamos em projetos. Não é mesmo? Por isso, para os especialistas e estudantes do setor que buscam rapidez, precisão, qualidade e lidam com cronogramas apertados, listamos três softwares para facilitar os trabalhos de iluminação, todos gratuitos.

Leia mais:

Os 3 softwares para trabalhos em iluminação, gratuitos e essenciais

1. DIAlux evo 9.2

Conheça 3 softwares para trabalhos em iluminação - Dialux evo 9.2
Foto: Dialux

Em primeiro lugar, essa é a plataforma que possui todas as funções necessárias para plantas de arquitetura da iluminação.

Com ela é possível fazer cálculos, planejamentos e visualizações de ambientes externos e internos de grandes, pequenas e médias obras, desde edifícios inteiros a cômodos como salas, banheiros, quartos individuais, até vagas de estacionamento e iluminação rodoviária.

Como um dos softwares para trabalhos em iluminação, o Dialux evo 9.2 possibilita visualizar projetos de forma integrada, conferindo a construção por inteiro. Além disso, os ambientes também podem ser visualizados de forma individual. Tudo isso, sem falar da interface amigável, que é o programa com short-cuts, wizard e recursos de ajuda online. 

2. Calculux Photometry 7.6

Conheça 3 softwares para trabalhos em iluminação - Calculux Photometry 7.6
Foto: Reprodução

Este é um software simples de usar. No todo, possui orientações no esquema passo a passo, assim como ajuda LDs a encontrarem soluções mais econômicas e eficientes para cada projeto.

Neste sistema é possível realizar simulações reais de iluminação e avaliar diferentes instalações até encontrar aquela que mais se adequa ao ambiente, levando em consideração desde características estéticas, às técnicas e financeiras.

Em suma, alguns dos pontos principais são: amplo campo de opções de luminárias e dados fotométricos e a exportação de outros formatos como EULUMDAT, CIBSE/TM14, LTLI e IES.

3. Relux Desktop 2020.2

Conheça 3 softwares para trabalhos em iluminação - Reluxnet 2020.2
Foto: Reluxnet

Por fim, se for necessário fazer simulações de luzes natural e artificial e sensores em tempo real, este software é recomendado pela objetividade. Isto é, uma vez que já que dispõe de uma funcionalidade amigável e disponibiliza suporte dinâmico e eficiente para todos os tipos de projetos. 

Como resultado, uma das principais vantagens é sua integração, que já que possibilita cálculos compatíveis com sistemas CAD e BIM.

Finalmente, para ter mais conhecimentos de ferramentas, soluções e tendências em um novo cenário de consumo, assine a newsletter da Expolux e saiba mais.

Facebook Comments Box