Indústria 4.0: BIM no setor de iluminação

Indústria 4.0: BIM no setor de iluminação
Por festfotodesign

A indústria da iluminação faz parte do grande guarda-chuva da construção civil, um setor que avança a passos largos na direção de tecnologias inovadoras que vão de soluções disponibilizadas no varejo, passando pelos canteiros de obras, até as residências e empresas.

Acontece que os processos de construção envolvem diversos fornecedores, materiais e serviços, sendo que uma gestão eficiente é fundamental para o planejamento, execução e finalização. É aí que entre o BIM, ou Building Information Modeling.

Apesar do nome e do que muita gente acha, não se trata de um software. De acordo com a definição da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BIM é um novo jeito de organizar e acompanhar obras através de um modelo virtual em três dimensões, projetando cada pequeno detalhe da empreitada para controle total e minimização de riscos e erros.

Uma das melhores características do formato é a possibilidade de integração de diversos tipos de profissionais e ferramentas em diferentes fases, conferindo maior agilidade e colaboração. O BIM também traz vantagens como menor desperdício de materiais e retrabalho, algo bastante valorizado para competitividade e ganho de mercado.

Leia também: Conheça 3 softwares para trabalhos em iluminação

No que diz respeito ao mercado de iluminação, o BIM abre possibilidades e oportunidades. A visualização dos efeitos dos materiais e peças escolhidos para um projeto, por exemplo, permitindo ajustes ou substituições que seriam mais difíceis ou tardios nos desenhos tradicionais em duas dimensões.

Outro ponto importante é a elaboração de projetos mais complexos, envolvendo automação, IoT e sustentabilidade, reduzindo drasticamente a margem de erro. A visão mais assertiva também traz benefícios na busca por eficiência energética, já que é possível fazer simulações de diferentes cenários, baseando a decisão no que é mais próximo do real.

Essa e outras tecnologias fundamentais para a evolução do mercado de iluminação serão discutidas na próxima Expolux. Até a realização da edição 2021, engenheiros, arquitetos e lighting designers acompanham as principais notícias do setor nos canais oficiais do evento.

Saiba mais em www.expolux.com.br

Facebook Comments Box