4 fatores que impulsionaram soluções criativas e funcionais em iluminação na pandemia

Hoje você vai conferir aqui algumas das soluções criativas e funcionais em iluminação que ganharam destaque dentro das novas necessidades que surgiram no isolamento social.

4 fatores que impulsionaram soluções criativas e funcionais em iluminação na pandemia

A pandemia da COVID-19 provocou uma série de mudanças no comportamento das pessoas e afetou a economia, já que diversos setores tiveram de adaptar seus modos de atuação para manter as operações.

Leia também:

Enquanto muitas áreas sofreram graves impactos, o ramo da construção civil foi um dos poucos a registrar crescimento, incluindo a indústria de iluminação. O fato de as pessoas passarem mais tempo em casa mobilizou lightning designers no desenvolvimento de soluções para a adequação das residências às diferentes necessidades. Diante disso, alguns fatores foram determinantes para composição de projetos. Veja quais foram:

Confira o top 5 de fatos que estão demandando soluções criativas e funcionais em iluminação

1 Tempo em casa  

Com o isolamento social e as atividades profissionais e escolares adaptadas ao home-office, houve uma mudança na relação dos moradores com suas residências. Isto é, “o isolamento social fez com que os olhares voltassem para o morar, para as casas, onde boa parte foi transformada em escritórios”, conta Ivan Romão, gerente da Expolux.

Devido a isso, houve crescimento no número de pequenas reformas, com materiais e produtos como lâmpadas, luminárias e tecnologias para adaptar os cômodos.

2 Relação custo-benefício

O tempo de permanência da família em casa aumentou. Neste sentido, alguns ajustes precisaram ser feitos para redução de gastos. Afinal, despertou-se a procura por alternativas de iluminação com maior eficiência enérgica e menor consumo, diante das altas bandeiras tarifárias.

3 Bem-estar

Houve também uma nova relação das pessoas não só com os espaços, mas com os tipos de iluminação em casa como forma de melhorar o bem-estar, utilizando luzes para a diferenciação de ambientes com tons aconchegantes para relaxamento e tranquilidade, valorizando assim, o lado sensorial.

4 Sustentabilidade e tecnologia

Sustentabilidade e tecnologia têm pautado especialistas do setor. Sendo assim, projetos residenciais e de iluminação pública deverão buscar trocas de lâmpadas com foco em economia e sustentabilidade, uso de tecnologias como recurso para captação de energia, conceitos de conectividade e iluminação inteligente deverão ganhar mais espaço no mercado.

“A percepção da iluminação como um elemento dinâmico e que pode ser explorado de diferentes maneiras traz oportunidades muito interessantes para o setor, que precisa estar atento aos movimentos e seus respectivos públicos”, explica Romão.

Tendências na Expolux

Estes e muitos outros temas sobre iluminação, principalmente novas tecnologias, poderão ser conferidos na próxima Expolux, que acaba de confirmar nova data: entre 02 e 05 de agosto de 2022. Além disso, uma das atrações será a “Cidade do Futuro”, um espaço de 500m² que contará com especialistas para apresentar inovações e suas possibilidades de aplicações. Então, assine a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Facebook Comments Box