Iluminação em escadas: como modernizar espaços?

Iluminação em escadas gera valor e ganha destaque em projetos de arquitetos e lighting designers, e você vai poder conferir dicas a respeito

Vidro, madeira, concreto, porcelanato, mármore, leve e elegante, rústica e despojada. Seja qual for o material ou o estilo, as escadas têm ganhado mais possibilidades de soluções decorativas nos últimos anos e assim, fomentado a criatividade de arquitetos e lighting designers (LD) para dar maior destaque nas casas em projetos que saltam aos olhos. 

Iluminação em escadas: como modernizar espaços?
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Se esta já era uma tendência, nos dias atuais, com o isolamento social, transformar os ambientes em locais mais agradáveis, aconchegantes e descontraídos ganha cada vez mais importância. E criar novas atmosferas por meio da iluminação foi potencializada, já que então os moradores estão mais conectados às suas residências. Nesse sentido, para a professora e LD Juliana Ramacciotti, da Luce Studio, “com a pandemia, as pessoas perceberam melhor suas casas, seus ambientes de convivência e a iluminação pode contribuir para deixá-los mais apropriados”.  

Leia também:

Iluminação em escadas

Para a iluminação em escadas, a especialista revela que em seus 24 anos de experiência sempre deu importância à solução técnica deste tipo de circulação. E com a chegada da tecnologia Led, a miniaturização dos equipamentos de luz tem proporcionado aos LDs maiores possibilidades no desenvolvimento de projetos mais criativos, inovadores e assim, transformar ainda mais os ambientes.  

Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

“A beleza da iluminação artificial ou elétrica, como alguns preferem chamar, é conseguir criar uma outra leitura dos espaços internos e externos quando a luz do sol não está mais presente. Podemos criar atmosferas, atender as necessidades técnicas e deixar os espaços com mais destaque”, assim acrescenta Juliana. 

O que considerar para iluminação em escadas

Para quem vai iniciar um projeto de iluminação em escadas, a proposta de equilibrar luz e sombra, valorizar a caminhada, segurança e, ao mesmo tempo, realçar a estética, exige muito conhecimento. A especialista conta que, nos projetos que ela desenvolve, a primeira questão a ser resolvida é a técnica. Isto é, relacionar função e segurança, priorizando que o usuário enxergue bem os degraus, com o intuito de se evitar acidentes. A partir daí é que, de fato, entra o processo criativo, com os efeitos a serem criados, a fim de realçar a estética do projeto, com o uso de balizadores (tipo de luz que se usa para decoração ou sinalização, próximas aos degraus), perfis para iluminar os degraus em sua horizontal e arandelas.  

Praticidade e criatividade 

Têm sido frequentes os projetos que exploram o iluminar das paredes em escadas, somando beleza, praticidade e enaltecendo o material de revestimento. Mas, neste caso, recomenda-se cuidado para evitar o uso de luz que pode refletir na direção dos olhos. A dica é obter o belo efeito através de spots, promovendo uma iluminação de destaque, ou sancas, garantindo então um banho de luz na parede.  

Outro exemplo é o uso de balizadores, marcando ou não todos os degraus. Esta solução varia de acordo com a escolha do modelo especificado e o efeito que é pretendido. O corrimão iluminado também é uma aposta de charme e muito utilizada.

Existem muitas soluções e formas de aplicação. Tudo depende da leitura que se quer dar do projeto com a luz nos diferentes tipos de desenhos de escadas, revestimentos e pontos que se deseja dar destaque. Aqui vai um exemplo: luz de balizamento pelo comprimento do degrau, iluminação embutida debaixo dos corrimãos e perfis de Led nos degraus. Que tal?

Cenário 

Um dos marcos do momento atual é a crescente de pequenas reformas. E nos projetos de iluminação residenciais e comerciais, internos ou externos, trabalhar as escadas é uma das formas de oferecer algo único, belo e funcional. Para os profissionais do setor fica então o desafio de entender as necessidades dos clientes e prospects para criar oportunidades de negócios. Neste ponto, a Expolux pode ajudar (e muito), conectando os que trabalham no setor às tendências e lançamentos. 

Quer saber como? É simples: continue navegando no blog e nas redes sociais do evento.

Além disso, não se esqueça de assinar a newsletter da Expolux para receber em primeira mão notícias sobre o que está sendo preparado para a próxima edição. Combinado?

Facebook Comments Box