Como a iluminação influencia nossa produtividade

Como a iluminação influencia nossa produtividade
Foto: Cadeau Maestro (Pexels)

Diversos fatores podem influenciar nossa produtividade, inclusive a iluminação. Muito se ouve falar sobre os cuidados com alimentação, qualidade do sono e tempo para lazer, que são, de fato, importantes. Mas sabia que a iluminação do ambiente no qual realizamos nossas tarefas também exige atenção? A luz pode afetar, e muito, nossa produtividade. 

Independente do ambiente de trabalho – seja home office, escritório, indústria etc. -, o cuidado com a iluminação é importante, pois o excesso ou falta dela pode gerar fadiga ocular, dores de cabeça e até causar acidentes. Portanto, o importante é encontrar o equilíbrio. 

Porquê iluminação e produtividade se relacionam

A iluminação afeta diretamente os ritmos circadianos (ou ciclo circadiano) do ser humano. Esse é o nome dado às mudanças regulares em nossos estados mentais e físicos dentro de 24 horas. Esses ritmos são controlados por uma área do cérebro influenciada pela luz e que regula nosso “relógio biológico”. Ou seja, nos avisa quando é hora de dormir e de acordar, de acordo com a presença ou ausência de luz. 

Sendo assim, a iluminação adequada ajuda na regulagem do nosso ciclo circadiano, pois afasta o sono e avisa nosso cérebro de que é hora de ficar alerta e produzir. Logo, a luz está diretamente relacionada com nossa produtividade. 

Por isso, inclusive, utilizar muito o celular durante à noite pode ser prejudicial, pois a luz dos smartphones pode confundir nosso relógio biológico e desregular os ritmos circadianos. Ou seja, o ideal é diminuir a intensidade e exposição à luz conforme anoitece. 

Temperatura da luz e produtividade

Um ponto a se observar ao escolher a iluminação é a temperatura da luz. Ou seja, tons quentes, neutros ou frios. 

Por exemplo, tons quentes (luz amarela) criam a sensação de conforto, por isso são ideais para dormitórios. Já os tons frios (luz branca), por sua vez, são os mais indicados para se utilizar em escritórios ou salas de aula. Veja o exemplo abaixo: 

E se a iluminação natural for boa?

Se seu local de trabalho tem uma boa iluminação natural, melhor ainda! Desta forma, você pode dispensar as lâmpadas durante o dia, pois a luz natural é a mais indicada. E você ainda ganha um alívio na conta de energia. 

Mas lembre-se que, mesmo assim, é importante escolher a iluminação artificial correta para este ambiente, caso precise realizar tarefas que exigem concentração durante a noite. Porém, novamente, recomenda-se diminuir a exposição à luz nesse horário. 

Uma alternativa, em caso de home office, é investir em uma luminária de mesa com tom frio para utilizar durante o trabalho. E instalar lâmpadas de tom quente em ambientes de descanso, como quartos e salas. 

A importância dos projetos luminotécnicos para empresas 

Com o avanço da vacinação, muitas empresas têm retornado ao presencial. Outras têm adotado um estilo híbrido: alguns dias no escritório, outros em home office. Dessa forma, a preocupação com uma boa iluminação do ambiente de trabalho, a fim de garantir bem-estar e melhorar a produtividade dos colaboradores, também é das empresas

Nesse sentido, é crucial o desenvolvimento de projetos luminotécnicos de qualidade. Portanto, light designers, arquitetos, engenheiros e técnicos têm papel fundamental no cenário, já que são os profissionais mais capacitados para desenvolver estudos buscando a otimização do uso da luz nos ambientes. Inclusive dentro de empresas, seja na indústria ou em escritórios, com o objetivo de proporcionar bem-estar aos colaboradores. 

Iluminação x produtividade: um resumo

  • Utilize tons frios no ambiente de trabalho; 
  • Utilize tons quentes em ambientes de descanso; 
  • Cuidado com a intensidade da luz. Luz de menos é um problema, mas luz demais também, principalmente à noite; 
  • Se for possível, a luz natural é a melhor escolha; 
  • Para empresas: é importante buscar profissionais capacitados e investir em projetos luminotécnicos de qualidade. 

Quer ler mais conteúdos desse tipo? Aqui no blog da Expolux tem publicações semanais sobre diversos temas do universo da iluminação. Para não perder nada, assine nossa newsletter

Facebook Comments Box