Retrofit de iluminação e energia solar: sucesso na eficiência energética

Por Alessandra Neris. Conteúdo publicado originalmente no site Aldo Blog

Retrofit de iluminação e energia solar: sucesso na eficiência energética
Foto: Pixabay

Retrofit é uma palavra de origem inglesa, que significa renovar equipamentos antigos. Nos sistemas de iluminação, consiste na troca de lâmpadas, luminárias e refletores ultrapassadas por substitutos por tecnologias mais recentes como LED. Por sua vez, LED quer dizer emissão de luz em diodo. Esses sistemas de iluminação tendem a melhorar a sua eficiência energética, sem modificar radicalmente a infraestrutura original. Mas você sabia que é possível combinar um retrofit de iluminação e energia solar para obter máxima eficiência e excelente relação custo x benefício com queda no valor de aquisição do gerador?

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe o post e entenda como essa combinação pode ser ainda mais proveitosa para o seu projeto de energia solar fotovoltaica.

Leia também: Como a iluminação influencia nossa produtividade

Retrofit de iluminação LED e energia solar

Estamos presenciando a rápida evolução da tecnologia entre os fabricantes de lâmpadas e os equipamentos auxiliares. Isso permite que o consumidor busque alternativas cada vez mais eficientes e baratas para os sistemas de iluminação de seus ambientes internos e externos.

Basta dizer que substituir as velhas lâmpadas incandescentes pelas novas com tecnologia LED pode resultar em uma economia de até 70% na fatura de energia. Essa mudança atende melhor, também, as necessidades dos consumidores, uma vez que corrige os níveis de iluminância, segundo normas da ABNT – NBR 5413.

Conforme já mencionamos, o LED é composto por diodo – um componente químico que emite luz, quando eletrizado. A troca dos equipamentos convencionais pelo sistema retrofit LED, leva inúmeros benefícios aos usuários. Isso porque a manutenção das luminárias e lâmpadas reduz significativamente, uma vez que são muito mais duráveis se comparados com as tradicionais e aposentadas lâmpadas incandescentes. Além disso, a vida útil desses itens é 40 (quarenta) vezes maior, o que, obviamente, contribui enormemente com o meio ambiente e com a economia de energia.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre iluminação e eficiência energética. Para continuar lendo, acesse Aldo Blog.

Facebook Comments Box