10 projetos de iluminação inspiradores

Designers elegem projetos de iluminação surpreendentes e explicam o que define um bom trabalho. Por Exame

10 projetos de iluminação inspiradores
Estação da Luz - São Paulo. Foto: SP Bairros

Por Marcel Verrumo

Qual o papel da iluminação em um projeto arquitetônico? Para a lighting designer Junia Azenha, do escritório Foco, Luz & Desenho, de São Paulo, a luz deve complementar o projeto e valorizar seus elementos construtivos. “Para mim, um bom projeto luminotécnico é aquele que, com pouca intervenção, resolve e valoriza os problemas da arquitetura. Também é o que é esteticamente admirável, mas também durável”, afirma a profissional. Conversamos com Junia e com Guinter Parschalk, lighting designer do radix estudio de design, de São Paulo, para eleger os 10 projetos luminotécnicos mais inspiradores do mundo.

Estação da Luz (São Paulo/Brasil)

O projeto luminotécnico é assinado pelo lighting designer Gilberto Franco e valoriza os traços arquitetônicos de um dos pontos turísticos mais agitados da capital. “O prédio tem uma arquitetura antiga e que, com a luz, fica muito bem desenhada. A luz, sobretudo os contrastes, contribui para definir melhor as nuances e os detalhes arquitetônicos”, afirma Junia Azenha, do escritório paulistando Foco, Luz & Desenho

Centro Cultural Britânico Brasileiro (São Paulo/Brasil)

10 projetos de iluminação inspiradores
Foto reprodução: Exame

Igreja da Pampulha (Belo Horizonte/Brasil)

10 projetos de iluminação inspiradores
Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

Outro projeto luminotécnico inspirador é a Igreja de São Francisco de Assis, assinado pela arquiteta Mônica Lobo. “A arquitetura sinuosa de Niemeyer é desafiadora na hora de iluminar e a Mônica consegue dar conta de valorizar áreas difíceis, como as inclinadas”, diz Junia Azenha, do escritório paulistando Foco, Luz & Desenho, justificando a escolha.

Marie-Elisabeth Lüders Building House (Berlim/Alemanha)

Foto reprodução: Exame

O prédio integra o novo complexo parlamentar da cidade de Berlim e é assinado pelo escritório alemão Licht Kunst Licht. “Amo os projetos deste escritório. Há um rigor e um nível de detalhamento de quem domina as técnicas de luz. A habilidade faz com que as construções sejam, plasticamente, inspiradoras. Os profissionais desse escritório são simples, rigorosos e corretos e têm trabalhos que são referências mundiais”, afirma Junia.

Zollverein Coal Mine Industrial Complex (Essen/Alemanha)

Foto reprodução: Exame

O projeto deste complexo industrial alemão, localizado na cidade de Essen, na Alemanha, é assinado pelo escritório alemão Licht Kunst Licht, do que Junia Azenha é fã.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o conteúdo original no site da revista Exame.

Facebook Comments Box