Por que e como investir em iluminação sustentável?

Conteúdo publicado originalmente no site EnergiLux

Por que e como investir em iluminação sustentável?
Foto reprodução da matéria original

Luminosidade é parte essencial de uma residência: permite visibilidade à noite, valoriza a decoração e traz vida aos ambientes. Nos últimos anos, devido às crises de abastecimento energético, investir em uma iluminação sustentável tem se tornado cada vez mais necessário.

Existem várias formas de compor um sistema de iluminação consciente, adaptáveis aos mais variados orçamentos, todas com resultados igualmente bonitos e econômicos.

Acompanhe nosso post e descubra como ter uma iluminação incrível para deixar sua casa mais sustentável!

POR QUE A ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL É ESSENCIAL?

Mais do que por questões de economia na conta de luz, os sistemas eficientes têm potencial de impactar positivamente no orçamento familiar e sobre o meio ambiente. Assim, é reduzida a necessidade de produzir energia em grandes quantidades, poupando recursos naturais e minimizando problemas na rede de distribuição.

No entanto, é preciso ter compromisso real ao elaborar o projeto. Isso evita que se adotem medidas insuficientes ou de baixo aproveitamento, o que pode até aumentar o consumo, em vez de diminuir. Desse modo, o ideal é contar com os conhecimentos de profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros.

Leia também: Crise hídrica causará falta de energia elétrica

COMO TER UMA ILUMINAÇÃO CONSCIENTE EM CASA?

Os melhores sistemas de iluminação sustentável combinam diferentes estratégias, de acordo com os recursos existentes e as necessidades de cada espaço.

APROVEITE A ILUMINAÇÃO NATURAL

O Brasil é um dos países que mais recebem raios solares no mundo inteiro. Só de saber disso, percebemos que essa luz rica e gratuita é bastante desperdiçada. Portanto, durante o dia, mantenha cortinas e persianas abertas, para que a luz natural invada o ambiente, para fornecer claridade e deixar os espaços mais saudáveis.

Para evitar o excessivo ganho de temperatura nas horas de sol intens, principal preocupação em climas quentes, invista em proteções de janela que filtrem a passagem da luz, como cobogós, beirais etc.

Esta é uma curadoria da RX Brasil sobre iluminação sustentável. Para continuar lendo, acesse o site EnergiLux.

Facebook Comments Box