iluminação bem projetada pode aprimorar todos os aspectos da experiência humana em relação à percepção de um ambiente, seja ela positiva ou negativa. Ela não apenas fornece uma compreensão do espaço, mas afeta sentidos, emoções, saúde e bem-estar.

Isso porque a luz é uma ferramenta poderosa, que pode aprimorar os ambientes construídos por meio de seu uso cuidadoso e da interação com formas, superfícies, texturas, cores e, mais importante, pessoas.

Um esquema bem-sucedido é capaz de melhorar ou reinterpretar um espaço e pode apoiar os valores de uma marca, proporcionar sensações específicas e ditar até mesmo o ritmo de um ambiente.

Mesmo os espaços mais monótonos podem ser melhorados com um esquema de iluminação bem projetado. Mas, para além das suas funções, o que é, de fato, o lighting design?

O que é lighting design?

Na prática, o lighting design integra artes, ciências e negócios para que a implementação de um projeto de iluminação vá além das preocupações com o visual e provoque mudanças de comportamento.

Há alguns aspectos importantes que devem ser consideradas no desenvolvimento de um projeto de lighting design.

A luz é um meio tecnicamente difícil de ser explorado. Além disso, exige o domínio de conceitos específicos que estão em constante evolução.

LUZ NATURAL E LIGHTING DESIGN

Quando se trata de lighting design, todos os desafios surgem a partir da luz do dia, por conta de sua intensidade e da maneira como as pessoas experimentam suas variações.

Ao considerarmos os momentos do nascer e do pôr do sol, observamos que a forma como as cores que a luz natural cria segundo a elevação do sol no céu e sua posição podem desempenhar um papel importante na maneira como as pessoas se comportam.

Essas percepções influenciam as decisões dos lighting designers, que podem aproveitar cores mais frias para simular o início do dia e gerar um comportamento mais disposto ou usar luzes mais quentes ao final do dia e emular o conforto que esse momento, naturalmente, proporciona.

Os designers devem compreender os processos complexos que são desencadeados em nosso comportamento a partir da iluminação e ambientação de cada espaço, incluindo a expectativa que cada cliente pode ter.

O primeiro passo é, portanto, entender quais são elas e, a partir disso, estudar a forma como a luz natural se comporta em cada um dos seus projetos.

Assim, o lighting design não se refere apenas ao ambiente construído, mas também às emoções que ele pode proporcionar e ao comportamento que dele deriva.

TECNOLOGIA EM LIGHTING DESIGN

As tecnologias aplicadas em equipamentos de iluminação se desenvolvem na velocidade da luz. E isso, por mais exagerado que pareça, descreve o comportamento do mercado, que recebe, anualmente, centenas de novas soluções para projetos de lighting design.

Assim, para conhecer soluções de lighting design e aproveitar essas tecnologias inovadoras, sustentáveis e econômicas, os profissionais de iluminação tem à disposição eventos e feiras nacionais que permitem testar novos produtos.

Ficar em dia com as novidades é uma tarefa essencial para um profissional de lighting design, uma vez que ele conhecer exatamente os insumos apropriados para cada projeto, buscando soluções tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Assim, o cliente recebe um projeto de iluminação baseado em pesquisa e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira do designer, sem depender exclusivamente dos produtos já disponíveis no mercado, o que pode fazer com que se incorra em gastos desnecessários.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Lighting design. Para continuar lendo, acesse o site Archtrends.

Facebook Comments Box