3 Tendências de Iluminação para 2022

Separamos nesse artigo um assunto que irá te ajudar: 3 Tendências de Iluminação para o ano de 2022.

Então, se você estiver planejando uma reforma em seu ambiente, esse artigo chegou na hora certa, porque veremos as principais tendências para a iluminação, que serão:

1º Minimalismo;

2º Iluminação Inteligente;

3º Customização;

Quer entender esses conceitos para aplicar em seus ambientes? Então vamos lá!

1º Minimalismo

O minimalismo será uma tendência para 2022. Mas antes de tratar do minimalismo na iluminação, vamos entender o que é o minimalismo em si.

O arquiteto alemão naturalizado norte-americano Ludwig Mies Van Der Rohe (1886 – 1969), criou a frase que simboliza o minimalismo: “Less is more”, que significa “Menos é mais”. 

O conceito minimalista se define por reduzir os excessos e trazer para o dia a dia apenas o que é essencial. Então, aplicando esse conceito na decoração e na iluminação, significa deixar o ambiente com a menor quantidade de elementos possível, priorizando sobretudo, a funcionalidade.

Características do Minimalismo na Decoração

O minimalismo remete à simplicidade, naturalidade, sofisticação e limpeza. Por isso, para compor ambientes nesse estilo, é necessário pensar em acabamentos que transmitem essas sensações. Materiais como madeira, couro, vidro, aço, metal e cobre estão presentes em espaços minimalistas. 

Iluminação Minimalista

O conceito minimalista na iluminação é aplicado no design das peças. Dessa forma, podemos dizer que o desafio é produzir uma iluminação eficiente com peças compactas, para não sobrecarregar o ambiente.

Na iluminação existem muitas opções de peças que se enquadram nesse aspecto minimalista. Dentre elas destacamos o perfil de LED.

Embutidos

Dentro do conceito minimalista, os embutidos também merecem destaque. 

Os embutidos são instalados no gesso, e toda a fixação fica na parte interna. 

Existem modelos com borda e sem borda (frame e no frame).

Nos modelos com borda enxergamos apenas a borda da peça e a fonte luminosa, a estrutura fica dentro do gesso. Os modelos sem borda são ainda mais discretos, possuem um recuo em relação ao nível do gesso e apenas a fonte luminosa fica visível.

2º Luminárias Inteligentes

O conceito casa inteligente já está dominando o mercado e trazendo novas possibilidades para conectar diferentes dispositivos em uma casa. Diversas situações do dia a dia já estão sendo adaptadas nessa realidade e isso traz facilidade, praticidade e economia para o cotidiano.

Citamos como tendência para 2022 porque observamos que estão surgindo novas possibilidades de integração das luminárias com os assistentes virtuais mais utilizados, como a Alexa e Google Home.

Para as lâmpadas, essa integração já não é mais novidade, visto que muitas marcas já têm oferecido produtos que possibilitam a conectividade. Mas temos visto que essa interação está chegando também para outras luminárias. Então, fitas de LED, plafons, painéis de LED, e outras luminárias estão sendo integradas à assistentes virtuais, e já podem receber comandos como:

  • Personalização de rotinas, ligando e desligando de forma programada conforme a necessidade;
  • Alternância de Intensidade;
  • Alternância de Cores;
  • Integração com outros sistemas inteligentes da casa.

É importante o entendimento de que além da tecnologia agregada, investir em uma iluminação inteligente também auxilia na economia do consumo de energia elétrica, porque existem ferramentas que podem reduzir o desperdício.

Existem alternativas que exigem um investimento maior, e outras mais acessíveis para se adequar a diferentes tipos de projetos e possibilidades de orçamentos.

3º Customização

Com a crescente necessidade de criar espaços que transmitam a personalidade dos moradores, a customização está em alta.

Podemos definir a customização como a alteração de algo conforme o gosto pessoal. Isso vale para o vestuário e acessórios, decoração, iluminação e até mesmo para os automóveis.

A palavra de ordem para a customização é a criatividade. Nem todos os objetos precisam ser descartados, então, com um olhar mais criativo, é possível trazer à utensílios que já são considerados ultrapassados uma nova roupagem e até mesmo novas funções. 

Customizar tornou-se uma opção recorrente para quem precisa renovar as coisas gastando pouco e também para aqueles que possuem tendência natural a readaptar e ressignificar as coisas.

A customização pode ser feita em móveis, prateleiras, e em objetos decorativos como almofadas, quadros, puffs entre outros. É possível confeccionar luminárias utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso. 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre As 3 Tendências de Iluminação para 2022. Para continuar lendo, acesse o site Emporioluz.

Facebook Comments Box