Como fazer um bom projeto de iluminação pública

Conteúdo publicado originalmente no site da Ibilux Iluminação

Como fazer um bom projeto de iluminação pública
Foto reprodução: Ibilux Iluminação

Os benefícios de um bom projeto de iluminação pública eficiente podem ser explorados também no sentido de melhorar a imagem de uma cidade, favorecendo o turismo, o comércio, o lazer noturno, melhorando a segurança pública no tráfego de veículos e  pedestres, seguindo as recomendações de iluminação estão em classe, de V1 a V5 para veículos e P1 a P4 para pedestres conforme ABNT NBR 5101:2018.NBR

Para o projeto de iluminação de espaços públicos com predominância de pedestres, tais como praças, parques, calçadões, não é possível indicar um critério genérico que atenda a todas as situações. Para tanto, cada caso deve ser analisado individualmente. O sistema de iluminação deverá ser projetado com base nas características específicas do espaço público, como, por exemplo, a arquitetura local, diferenças de níveis, necessidade de iluminação decorativa para itens como monumentos, jardins, quadras e tipo de uso do local, seja lazer ou comercial.

Leia também: Contratos de PPPs em iluminação pública avançam 

Uns dos principais destaques da iluminação pública numa cidade é a arborização urbana, caracterizada pela vegetação que compõe o cenário ou a paisagem das cidades, tem uma função fundamental na melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando aos municípios benefícios ecológicos, estéticos, econômicos e sociais. No entanto, em especial as árvores de médio e grande porte competem fisicamente com a arquitetura, com as estruturas de rede elétrica, telefonia e a iluminação pública. 

Em função de sua concepção arquitetônica, os projetos de iluminação pública de algumas praças e parques, precisa abranger todos os espaços dentro dele, como: jardins, brinquedos, jogos de mesa e as quadras, por exemplo. As luminárias de LED podem contribuir e muito quando utilizadas como efeitos atrativos, sendo a temperatura de cor diferente, um excelente recurso em projetos como este.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre iluminação pública. Para continuar lendo, acesse o site da Ibilux Iluminação.

Facebook Comments Box